segunda-feira, 30 de março de 2009

CADA ASFALTO UMA CICLOFAIXA

O espaço público aberto das cidades tem sido tradicionalmente dedicado ao sistema de circulação urbana, representando patrimônio coletivo que permite que cada cidadão realize atividades e mantenha relações com a comunidade. Essa circulação é feita de diversos modos, sendo o espaço dividido entre pedestres, bicicletas e veículos motorizados, os quais têm crescido em quantidade e têm imposto severos problemas para a qualidade de vida urbana. Atualmente é conhecida a necessidade de alcançar mudanças no modo de circular nas cidades, podendo o padrão atual, que prioriza os veículos motorizados, ser considerado insustentável.

A bicicleta vem aparecendo como um veículo capaz de representar importante solução para a circulação urbana, reunindo diversas qualidades construídas na tradição de sua utilização e na inovação que pode acarretar. Nesse sentido, pesquisas têm demonstrado a eficácia da bicicleta como meio de transporte, bem como sua contribuição para a saúde e para o ambiente; ao mesmo tempo, avanços na qualidade das bicicletas, nas tecnologias das pavimentações e nas novas propostas de desenho urbano indicam ganhos para o sistema de circulação urbana, quando bicicletas são valorizadas.

Nossas cidades estão em permanente mudança, como um organismo que se renova constantemente e que pode se aperfeiçoar com a mudança. Uma importante possibilidade para isso é a realização de obras públicas em espaços abertos, como é o caso do sistema de circulação, de suas características geométricas e da destinação de seu espaço. Desde modo, ao realizarem-se obras públicas na cidade é preciso incluir a possibilidade de usar a bicicleta, oferecendo essa alternativa com qualidade e permitindo seu uso com economia, segurança e prazer.

A cidade de Pelotas é sabidamente adequada para uso de bicicletas, considerando seu tamanho, sua topografia plana, seu clima e suas tradições culturais; o movimento de ciclistas, com maioria realizando viagens ligadas ao trabalho, já atua como complementar no transporte coletivo, com vantagens financeiras para quem usa e com amenizações ambientais para todos. Porém a situação pode ser fortemente melhorada, pois a valorização do uso das bicicletas tende a provocar aumento de uso, com resultados de forte impacto positivo na economia, no trânsito, na despoluição e no prazer de viver nas cidades.

Pesquisas têm demonstrado que é possível reservar espaço para as bicicletas nas ruas tradicionais, bem como é possível compartilhar espaço em todas as ruas; isso está sendo feito em muitas cidades do mundo, sendo referenciais os casos de Bogotá, Curitiba e Santos, cujas dificuldades de implantação de um sistema cicloviário são maiores que as nossas, mas que estão sendo enfrentadas com vantagens para todos.

Está lançada em Pelotas a campanha cada asfalto uma ciclofaixa, com o objetivo de alertar que as mudança viárias precisam considerar com prioridade a implantação de um sistema cicloviário consistente, que conduza a cidade para um futuro com mais qualidade para todos. A campanha particularmente indica essa possibilidade frente às recentes obras de revestimento asfáltico realizadas na cidade, que representam oportunidade para desenhar e executar esse sistema cicloviário, melhorando a economia, a segurança e o prazer de circular na cidade.

Junte-se à campanha cada asfalto uma ciclofaixa!!! Visite o blog em
http://asfaltociclofaixa.blogspot.com, coloque o button, vista a camiseta, patrocine e venha ser mais feliz; sobre uma bicicleta somos mais bonitos, temos mais saúde e melhoramos a vida no planeta !!


Laboratório de Urbanismo da FAUrb
Laboratório de Geoprocessamento da UFPel
PET FAUrb – Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel
MUBPel – Movimento de Usuários de Bicicletas de Pelotas

Pelotas, março de 2009.